Translate this Page




ONLINE
1







 

 

Acesse também:

SerraGrandeOnline


História

História

SERRA GRANDE-PB


                Datam de 1900 as origens do atual município de Serra Grande, com a instalação do sítio Timbaúba, de propriedade do Sr. Tomé Pereira dos Santos, no mesmo local onde hoje se encontra a sede municipal. Organizou ele de imediato uma feira, pra onde convergiam moradores da região, negociando seus produtos.


                Entre as primeiras providências tomadas, pouco depois, faz a doação de um terreno para construção de uma capela, concluída em 1901, e oferecida a São José.


                O local foi crescendo e novas casas foram construídas, sedo seus primeiros edificadores os senhores Pedro dos Santos e João Ferreira Lima. Tomé Pereira dos Santos, veio a falecer em 1922, quando o povoado que idealizara, já apresentava grande desenvolvimento.


                Em 1937, o local Timbaúba, apareceu pela primeira vez, na divisão administrativa do Brasil, como pertencente ao Itaporanga, o mesmo acontecendo em 1938, quando foi mencionado com o nome já modificado para Serra Grande. Nas divisões administrativas, que se vigoraram nos qüinqüênios 1939-43 a 1944-48, voltou a ser catalogado, porém no último qüinqüênio, apareceu com o topônimo de IBITIRUÇU, assim permanecendo até 1949, quando pela lei nº318 de 7 de Janeiro, voltou a denominar-se Serra Grande.



                Sua emancipação política teve o Dr. Coriolano Ramalho Neto, então juiz de direito de Piancó, o principal articulador, sendo auxiliado no movimento por João Leite da Silva, Aristides Leite Ferreira, João Abreu da Silva, Cefas Pinto Ramalho, José Cavalcante e o então deputado Antônio Montenegro. Foi elevado a condição de município pela Lei nº 2.619, de 13 de Dezembro de 1961, ocorrendo sua instalação oficial a 24 de abril do ano seguinte. O povoado de São José ( Atual São José de Caiana), passou a lhe pertencer, elevado também mais tarde à categoria de município.


                A atual administração instalou-se a 31 de Janeiro de 1973, empossando-se no cargo de Prefeito municipal o Sr. Luis Abílio de Sousa.